terça-feira, 15 de outubro de 2019

O DIA DO PROFESSOR NOSSO MESTRE

Hoje é  o dia do  professor, nosso eterno Mestre .
A ele eu rendo os meus maiores agradecimentos por esse dia.
O seu dia, o Mestre que tem a luz do saber, a ele que é  o indutor do saber que nos leva o conhecimento e nos fez e nos faz chegar ao saber  para lá  adiante termos uma profissão e as condições  necessárias para sermos um dia alguém.
Mas esse dia serve para nós,  como sociedade, refletirmos o papel de nossos mestres nesses dias  que vivemos.
Penso  que nunca o professor foi tão  desrespeitado, e não  colocado como o principal elo, o principal alicerce para o futuro, aquele que é  capaz de nos tirar das trevas da ignorância.
O professor deveria sim ser na estrutura educacional a mão-de-obra mais importante quando falamos em educação.
Mas educação é algo que não é  tratado como prioridade pelas autoridades seja o nível que for : Municipal,Estadual ou Federal.
Tudo passa pela educação e se quisermos termos uma educação  de qualidade temos que ter prioridade nesse quesito e valorização  dos professores.
Afinal, o médico, o engenheiro, o cientista,  todas as profissões passaram pelas mãos de um professor..
Aqui no Rio Grande do  Sul, nossos professores, há  quase 5 anos, convivem, com salários congelados,  atrasados, parcelados, o mês  de pagamento levando quase dois meses para integralizar seus salários .
O nome disso chama-se descaso e falta de respeito aos nossos professores .
Mas diante desse quadro, nós  como sociedade, cidadãos que religiosamente pagamos  nossos impostos temos sim que fazermos  um "me culpa".
É  comum,  ouvirmos por exemplo quando muitos pais reclamam : poxa, greve dos professores  de novo?
Sim, eles lutam  por seus direitos como qualquer classe trabalhadora pois eles também  são trabalhadores.
Enquanto, persistir  esse quadro caótico, que se vive "aqui" não tem caminho , não  teremos  condições  de vermos alguma luz no fim do túnel.
Em todos os níveis de governos quando se pensa em cortar alguma despesa, é  a educação  que vem em primeiro lugar. Educação não  é  despesa é  investimento sempre.
Se queremos um futuro melhor para nossos filhos, uma nação desenvolvida, tudo deve passar pela educação e no centro disso,  os nossos  mestres .
Nunca devemos  esquecer que nossos filhos, estão  entregues  a esses profissionais que dentro de uma sala de aula, cheia de alunos com suas diversas, condições sociais, e junto a isso,  está  ali naquela sala de aula para ensinar, o saber , os professores, com todos os problemas que convivem e enfrentam.
Sou do tempo em que o professor era respeitado dentro e fora da sala de aula.
E hoje ? Como é  essa realidade?
Ao Mestre professor,  a todos os profissionais da educação quero aqui deixar o meu mais efusivo respeito por  tudo o que fazem, por todo o legado deixado em prol da educação  de nossos filhos.
Me vem na memória,  o nome de duas professoras, dona "Quinha" em São Gabriel e a professora "Sônia Valverde" em Nilópolis,  Rio de Janeiro,  que me ensinaram as primeiras lições  do saber,  a elas  aonde estiverem, e a tantas e tantos mestres, "obrigado " pelo saber recebido.
Parabéns,  queridos  mestres por  esse trabalho  que antes de tudo é  amor.
Feliz dia do professor! !
Que Deus abençoe a todos.

Pensem nisso enquanto eu vos digo até amanhã .

Um comentário:

O TEMPO

O TEMPO MOISÉS MENDES Para lembrar ou para esquecer no fim do ano: uma lista de fatos que parecem ter ocorrido anteontem. 11 de dezembro d...