quarta-feira, 17 de julho de 2019

O VAGÃO INCENDIADO

Já  me reportei aqui nesse espaço  sobre tempos estranhos que estamos vivendo e tentando atravessar mas confesso que essa travessia é difícil ou nem sei se vamos atravessar eu falo por mim.
No fim de semana agora aqui em Santa Maria um vagão que foi restaurado pela RFFSA para sua preservação,vagão  esse que transportou ex-políticos e também  presidentes  .
Sua história vem desde 1937, um património  histórico que foi  colocado em frente a desmantelada e atirada às traças estação ferroviária centenária  de Santa Maria.
Até  demorou muito a ser depredado o vagão  mas a sua vez chegou através  de mãos criminosas que a possivel causa foi "incendiado"
Esse ato criminoso é  tão cruel com a nossa história como a falta de interesse das autoridades em cuidar do património público.
O que se sabe e é  comum após cada situação  dessas  de mau cuidado virem as autoridades através  dos meios de comunicação fazerem discurso que tomarão  medidas para coibir tais acontecimentos.
A Guarda Municipal que fica a alguns metros da posição do vagão me parece que foi surpreendida com esse fato.
O vagão foi totalmente destruído  e com ele uma parte importante da história dessa cidade e região.
Infelizmente não temos  me parece apreço  pela nossa memória Cultural de nossa cidade "chamada de cidade Cultura "
Digo  que povo que não cuida de sua gente e sua história não  tem horizonte.
O que se pede é  um maior interesse das coisas que formaram nossa história.
Eu como ferroviário vi a restauração  desse vagão e dói  saber que por falta de cuidado de nossas coisas da cidade a história vai ficando na história e na lembrança.
Vamos cuidar melhor da nossa história.

Pensem nisso enquanto eu vos digo até  amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O TEMPO

O TEMPO MOISÉS MENDES Para lembrar ou para esquecer no fim do ano: uma lista de fatos que parecem ter ocorrido anteontem. 11 de dezembro d...