sexta-feira, 30 de agosto de 2019

SALVADORES DE MARIAS

Salvadores de Marias. Assim é  conhecido  o grupo especial da Polícia Militar  da Bahia  comandada  pela Major Denice Santiago, 47 anos,em Salvador. A Ronda Maria da Penha percorre a capital para proteger mulheres  vítimas de violência  doméstica  que vivem com medida protetiva contra seus algozes.  O objetivo  é  reduzir os casos de reincidência  de agressão  e zerar o número de feminicidio.
Desde o início do projeto, em 2015, a major viu todo tipo de monstruosidade.
Uma mulher que era violentada  com um rolo de macarrão, um bebê  que nasceu com uma marca nas costas em razão  de um chute dado pelo pai na barriga  da mãe durante a gestação.
É para que casos assim não se repitam que ela vai periodicamente  à  casa  das atendidas.
No primeiro encontro, avalia  com sua equipe  a gravidade  da situação  e define a frequência  com que voltarão  àquele lar.
Hoje, são mais de 2,4 mil mulheres cadastradas.
A iniciativa lhe rendeu a estatueta  do Prêmio  CLÁUDIA 2017 na categoria  Políticas Públicas.
Até então,  63 assassinatos  haviam sido evitados.  A partir dali, a ação, que já era respeitada dentro da corporação, passou a ser valorizada.
Segundo Denice, virou motivo de prestígio. "Deu visibilidade nacional ao meu estado,  ao trabalho que desempenhamos  no Nordeste brasileiro.
Dá credibilidade ao que escolhi fazer.
Ele se tornou a assinatura  da minha missão  e do meu legado ",afirma.
As transformações  também  foram pessoais. "É  um dos maiores orgulhos da minha vida.Deixo a estatueta  na minha mesa e olho  para ela todas as vezes que penso em desistir.
Lembro -me  de que , se fui merecedora  dele,preciso continuar me esforçando.
É  meu talismã  e minha fonte de inspiração ".

Texto : Isabella Marinelli
Colaborou : Gabriela Maraccini

Pensem nisso enquanto eu vos digo até  amanhã.

Um comentário:

O TEMPO

O TEMPO MOISÉS MENDES Para lembrar ou para esquecer no fim do ano: uma lista de fatos que parecem ter ocorrido anteontem. 11 de dezembro d...