domingo, 29 de dezembro de 2019

UM CALOR INFERNAL

Gosto da estação  de verão  mas com uma condição : que seja algo normal,  humanamente suportável.
Mas esses primeiros dias de verão  aqui no Rio Grande do Sul parece que esse verão  veio com tudo. Calor que não há ventilador,  ar-condicionado que amenize o  calor que sufoca o vivente.
Aqui em Santa Maria, região  Centro, do Rio Grande,  o calor parece que deixou as  malas por aqui,  pois é,  absurdamente calor,média de 37 a 41, com sensação térmica  beirando a 43-44.
Como disse lá  no início gosto do verão  mas um verão  "normal," temperaturas no máximo a 33 graus.
Sabemos que o clima, regional , nacional  e  mundial,  sofreu ao longo dos últimos anos,  mudanças climáticas importantes.
Temos aqui no Brasil a nossa Amazônia  que sofre agressões ao seu ambiente, ocorrendo grandes desmatamentos e com isso , com certeza  originando sem sombras de dúvidas mudanças importantes no  clima da floresta, e com efeito dominó outras regiões  aqui no Brasil e  no mundo.
A temperatura da água  nos oceanos,  o descongelamento de geleiras nas regiões  mais geladas do mundo fazem com que o clima mude,  e isso é  fato  cientificamente comprovado.
Se faz necessário  nesse contexto global, cuidarmos mais de nossas  florestas,  principalmente , " o pulmão  do mundo" nossa Amazônia.
Cada um cuidando um pouco, teremos uma natureza melhor e mais equilibrada e dessa maneira há  sim possibilidade de nosso clima ser mais equilibrado. Mas enquanto isso são  desejos meus, vamos enfrentando esse calor que assola a todos  nós.


Pensem nisso enquanto eu vos  digo até  amanhã.

Um comentário:

  1. O calor tá demais . Não creio em melhoras é tarde demais. Só Deus no comando Júlio César 😘

    ResponderExcluir

O TEMPO

O TEMPO MOISÉS MENDES Para lembrar ou para esquecer no fim do ano: uma lista de fatos que parecem ter ocorrido anteontem. 11 de dezembro d...