quarta-feira, 18 de julho de 2018

O BAILE DO SOLTO DAS PATAS EM SÃO GABRIEL

Faz tempo que  não  vejo  aquela percanta,  talvez ande  por  ai,  rondando  campos  cochiliados em  suas  andanças  em  bailantas  gaúchas.
Mas  a  disgranida   era  bonita não  vou  dizer  ao  contrário,  não  sei  o  porque dessa  partida, mas  sei  que  são coisas de amor,  amor  gaúcho.
Um  dia num  fandango em  São  Gabriel, aonde fui convidado  para  ir,  eu  vi ela,  mas  hoje  já não  sei  se era ela,  ou  quem  sabe  eu  quisesse  que  meus  olhos  confirmassem  a  discrição  da  vivente.
Foi  um  fandango daqueles  macanudos,  o  baile  ia  cantando  esporas  lascando o  chão do  salão, os candieiros em  cada  canto do  salão, marcavam aquele  fusco-fusco, aquele  fumaceiro  dos  charutos, dos cigarros  de  palha,  os  cheiros  das  canhas  nos copos  das mesas, o cheiro  das chinas, com  suas  bocas  carnudas com batom vermelhos, realçando  os  beiços, o pó  caschimier  bouquer 51, exalava  nas faces das  chinocas, com  seus  vestidos vistosos,  cada qual  um  mais bonito do  que o outro.
O  som vibrante  de uma  gaita  choramingava nos acordes   da noite  escura, com  prenúncios de  temporal,  acompanhando  a gaita um  pandeiro  faceiro fazendo a corte  do conjunto  que abrilhantava a noitada.
Eu  com  meu  chapéu preto  Marcatto  vi uma mesa vazia  no  centro  do  salão, e me aprocheguei eu  e minha  cadela Totó, vi  que  atrás  dela  vinha um  batalhão  de  outros  cuscos  que  queriam levar ela  pros  pelegos, pois  a  cachorrita minha  de  estimação  estava   no  cio e  eu  observava  muitas vezes que ela  gostava  da coisa, era uma  cadela  baixinha, baia, com  aquele  olhar  safadinho, mas  ela  era  muito  arteira  na arte  do  amor.
Eu  olhava  no  centro  do  salão, o  sassarico da  gauchada grudado  nas  ancas das chinas, ao  som de  um vaneirão, de um  chamamé  e    embaixo  da mesa  os meus pés faziam seu  bailito quietinho  mas louco  para   se misturar   no  entrevero  do baile.
Eu  pedi  um  vinho  marca Chapadão, proveniente  lá  das bandas de  Jaguari, cada  gole  que o gaúcho levava  goela  abaixo, parecia uma  tormenta que  passava a  galope em minha  garganta.
Mas   eu  pensava  na china aonde ela  poderia  estar, em  que pelegos  poderia estar, mas uma  certa hora, veio  uma chinoca,  baixota, bonita  a  desgraçada,  passando  perto  de aonde eu  estava, senti aquele cheiro de fêmea e  me deu  um  alvoroço nos  meus  mocotós, revirei  os  zóios pra  aquela  china para  observar para  aonde  ela  ia.
De repente  o  gaiteiro dedilhava um  chamamé acompanhadito de um pandeiro pra  lá  de animado, ai  eu ,   gaúcho,  da terra  dos marechais, tapeei  meu  chapéu  na testa e fui  atrás  daquela formosura  de  china,  seus  olhos  lembro  bem,  pareciam  bolitas  grandes, ah!!  mas o  cheiro  da  china me entupia  de  desejos  que  só um  pelego  era o  que  eu  queria  naquela  hora,  pois  aceso  como  eu  estava já me via  com  aquela china  num  entrevero de amor, testemunhado pela  lua  e  as corujas  num  moirão.
Mas, esse  gaúcho,  eu  não  contei  a saga  final,  lá  pelo  quase  fim  do  bailão,  começou  aquelas luzes  que  acendiam  e apagavam, junto  a  tiros de  canhão, isso  era o  que  eu  pensava, porque  os meus  pensamentos  estavam   naquela china  que cutucava  a  minha  cabeça,  mas devereda ,  minha  santa  mãe dos  medrosos, veio  o  mundo  abaixo, apagaram  as  luzes dos candieiros,  lampiões e  o único  clarão  que  se via eram  dos  relâmpagos   e os tiros dos  trovões, mas  eu  gaúcho  cagão, peguei  minha  cadela  Totó, e  me fui   pra  baixo de uma  mesa  para  me  proteger,  isso  que era  coragem, não  é mesmo  ?
Bah!! para  terminar  o  causo, eu  me  vi solito  naquele  salão  de baile todo  cagado  de medo, e  sem  a  china  que  meus  zóis procuravam.
E  ai  todo  abichornado, peguei  minha  cadelinha, montei  no  meu  zaino, e  me fui  pras  casas mas  na  esperança  que  na  próxima  vez  seria  tudo  diferente.



Pensem  nisso  enquanto  eu  vos digo  até  amanhã.

Um comentário:

O TEMPO

O TEMPO MOISÉS MENDES Para lembrar ou para esquecer no fim do ano: uma lista de fatos que parecem ter ocorrido anteontem. 11 de dezembro d...