segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

UMBERTO ECO


Eco vai escrever a história da eternidade

"Morreu Umberto Eco.
O mais genial dos intelectuais das últimas décadas.
Fui aluno dele no Collège de France.
Tentei trazê-lo ao Brasil várias vezes. A última, em 2008.
Recusou 150 mil euros por uma palestra para não ter de se incomodar com jornalistas.
eco
Minha visita a Umberto Eco em Milão

     Na sexta-feira passada, numa escapada de avião de Paris a Milão, visitei o intelectual mais citado do mundo, o semioticista e best-seller Umberto Eco, autor de “O nome da Rosa” e de outros sucessos planetários. Levei comigo meu amigo e colega, professor da USP, Clóvis de Barros Filho. Foram duas horas de um bate-papo divertido e inesquecível. Uma experiência antropológica. Instalado num belo apartamento em frente à Piazza Castello, no centro da cidade, o escritor exibia um bigode que, segundo ele, só usa uma vez a cada 28 anos. Foi, portanto, um momento quase histórico. Aos 77 anos de idade, Eco esbanja humor e disposição para a polêmica. Alegre como um menino com seus brinquedos, mostrou logo uma primeira edição de Ulisses, de James Joyce.
Eu tratei de provocá-lo:
– O senhor leu esse tijolo aí até o fim mesmo?
– Claro, claro – ele riu – eu até escrevi sobre ele.
– E o brasileiro Machado de Assis, o senhor leu?
– Não. Mas li um livro de um francês que ensina a falar de livros que a gente não leu como se os tivesse lido.
Fiz essa pergunta sobre Machado de Assis a mais dez intelectuais em Paris (argentinos, franceses, espanhóis e australianos). Ninguém leu Machado de Assis. Pobre Brasil. Seu clássico é um desconhecido do mundo. Bebi três cervejas com Eco (7.5 graus de álcool) e convidei-o, em nomes de amigos, novamente a vir ao Brasil. Hesitou por não querer mais fazer longas viagens e por ser na América do Sul. Pedi-lhe uma explicação sobre esse ponto.
Foi bastante franco. Teme os nossos jornalistas. Não o deixariam em paz. Pediriam a sua opinião sobre tudo. Mostrou a sua biblioteca. Saltitava de simpatia:
– Quantos livros o senhor tem aqui neste apartamento?
– Poucos. Somente 30 mil. Apenas o mais necessário.
Eu quis saber se ele lia os romancistas de hoje. Foi irônico: “Não os leio. Fico com ódio quando são melhores do que eu. E com o mesmo ódio quando são piores”.
– Como o senhor vê as resenhas literárias em jornais?
– São idiotas. O sujeito lê um livro em três dias e já escreve um texto de julgamento definitivo. Levei trinta anos para dizer algo de consistente sobre certos autores e ainda tenho dúvidas. Os resenhistas, em geral, me elogiam por más razões e não percebem o que há realmente de interessante nos meus livros. Limitam-se a repetir clichês e a confirmar o que pensam de um escritor.
Do alto da minha insignificância, disse-lhe que o mesmo acontecia comigo. Rimos. Demos um passeio pelo centro de Milão. Entramos numa pequena livraria. Ele fez um discurso de inauguração que durou três minutos. Bebemos champanha para comemorar a nossa amizade pós-moderna. Falamos da crise econômica mundial, do seu desinteresse por futebol, das boas notícias sobre Luiz Inácio na Itália, da sua preferência por Barak Obama, do seu horror a Silvio Berlusconi e da sua paixão por Paris, onde tem um apartamento em Saint-Sulpice. Lembrei-lhe de que eu havia feito o seu curso no Colégio da França. Ele me fitou com ar espantado: “Claro, na época, eu lhe concedi uma entrevista”. Fiquei pasmo com a sua memória. Perguntei se podia andar sempre assim em paz na rua. Contou que só é incomodado nos vagões de primeira classe nos trens. Para escapar dos eruditos chiques, entra na segunda classe. Aí o perigo são os estudantes. Falamos de romances policiais de Simenon. Na despedida, Eco sussurrou-me um estímulo: “Escreva, não se preocupe com as críticas ou com a falta delas. Só não se aposente. A gente trabalha o dobro depois de aposentado”. Continuo na ativa. Eco vai escrever a história da eternidade."
O  mundo perdeu  um gênio  da literatura.
Pensem nisso enquanto eu  vos digo  até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O TEMPO

O TEMPO MOISÉS MENDES Para lembrar ou para esquecer no fim do ano: uma lista de fatos que parecem ter ocorrido anteontem. 11 de dezembro d...