segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

KISS : A NEGRA E TRISTE MADRUGADA DO DIA 27 DE JANEIRO

É    hora de  chorar  sempre, quando  lembramos   daquela   madrugada que  deixou  todos  nós  tristes,  com  perdas de  nossos  jovens,  no  inferno da  KISS.
Nunca  poderemos esquecer,  jamais  vamos  esquecer e  fica  em  cada  um  uma dor dolorida a cada momento , a cada  minuto  de  nossas  vidas.
Imaginamos  como  estão  os pais, os familiares, parentes, de todos  que perderam  seus  filhos,  filhas, netos, maridos,  esposas, amigos, amigas,  namoradas, namorados. Você   consegue  imaginar ?
Eu não  consigo  imaginar, pois só  quem   perde  entes  queridos sabe  de sua  dor, de suas perdas e  danos.
Penso, quando  242  jovens pereceram  nesse  incêndio  "criminoso" isso poderia  ser evitado,  simplesmente não  autorizando a  boate  KISS  funcionar.
Simples,  né  ? Pois  é, porque  não  tomaram essas  medidas ?
Sei    que os  verdadeiros culpados   não  foram  responsabilizados  por  esse  "crime",  também  penso  como  essas pessoas dormem.  Será  que  conseguem   dormir,  e  estarem  com  suas  consciências tranquilas ? Eu  acredito  que não,  e isso  vão  carregar, em  suas  vidas.
Esse  27  de  janeiro, jamais  poderemos apagar   de  nossas memórias ,  o  mundo ,  Santa Maria,  muito  menos.
Cinco  anos, de lágrimas, sonhos  destruídos,  famílias que choram seus  entes  queridos, a memória, e  a lembrança  dos 242  jovens que  cedo de  suas  vidas,  foram  encontrar  a  morte.
Muito  se  fala  em   justiça, mas nossa  justiça,  é um  faz  de conta, que deixa  de  fazer justiça, pois,  há muitos  interesses  que   rodeiam,  a espada da justiça, pois  5  anos  é muito  tempo para não  haver a  justiça dos homens,  mas ninguém  escapará  da justiça de  DEUS.
Digo  que  há  muitos  culpados que ficaram  fora  do   processo  e  continuaram  imune  para  pagar suas  irresponsabilidades,  lamentavelmente.

"" CADA  FELIZ ANIVERSÁRIO QUE  RECEBO DÓI  EM  MIM""
Luisa Jornada Koop, 25  anos,  saiu da  Kiss  na  madrugada de  27  de janeiro  de  2013  sem  nenhum  arranhão  no  corpo, mas  carrega cicatrizes doloridas  na  alma.  Há  cinco  anos ,  ela  e mais  uma turma  de 18  pessoas , entre    ex-colegas de  escola  e  amigos de infância, foram  à boate para  comemorar: ela completava 20  anos  naquele  dia.  Oito   deles   não  saíram da  casa  noturna com  vida. Fazer  aniversário  no  mesmo  dia  em  que  a tragédia  completa   mais  um  ano  é,  para Luisa, reviver   sempre a noite mais   triste   da  vida  dela. Agora,  ela   se esforça para que  a saudade   se  sobreponha  à  dor da perda.
- Hoje em  dia,  estou melhor . Neste ano, pedi até  um  bolo.  Cheguei  a me culpar ,  pois   fui  eu quem  levei   meus amigos para lá. Depois ,  com  terapia,  vi  que não  é  assim.
Por  três anos, não  consegui comemorar.  Cada  pessoa  que me dá parabéns,  cada  "Feliz Aniversário"  dói  em mim.  Essa data  marcou  tanto ,  fez  tão  mal. E vai  sempre   fazer  parte   de mim. Hoje, tento que o sentimento   de saudade  seja   o  mais forte.
Luisa cursava Publicidade e  Propaganda,  mas  trocou  para  Psicologia. Ela  pretende ajudar aqueles  que precisam minimizar   seus  traumas e ressignificar a  vida.

fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA -  27 E 28 JANEIRO  DE 2018


"" ELE  SE FORMOU ... EU  FUI  NA FORMATURA , MAS ELE NÃO  ESTAVA  LÁ""
Rosane Pendeza é mãe de  um  filho  único, Ruan Pendeza, 20 anos.  A última  vez  que  se viram   foi  no  dia 26  de janeiro de  2013. Passados  cinco anos,  ela   não gosta de falar   dele  no passado. Quando  perguntam   por ele,  responde   que  foi embora , evita "aquela palavra".
- Eu optei   por ter  só  um  filho   e,  para  mim,  é muito  difícil .Era   perfeito, não  deu problema  nem na  adolescência.
Quando imagino   essa  situação,  a  ausência,  eu  choro   porque  ainda   espero  ele  chegar , a gritar  "mamãe" e a me apertar até  me deixar  roxa.  Mesmo aos  20  anos, saía de  mão  comigo   na rua  e tinha  dias   que resolvia dormir junto  na cama.
Hoje, a professora   aposentada  passa os dias   com acompanhamento     psicológico. Bem-humorada, não  deixa  de  sorrir   mesmo  quando  as lágrimas   estão  caindo. Faz  piada   de si  mesma   e não  tem    a menor  vergonha   de  contar   que toma    " suas boletinhas"  e  que engordou  20 quilos.  É essa   a  maneira   que encontras   para  enfrentar   os  dias.  Um  após   o  outro. Ela   não  quer   desistir   nem decepcionar Ruan.
- Tenho   contato   com  os amigos   dele,   que me visitam.  O assunto   continua  sendo  o Ruan .  A  gente   sempre lembra   do  primeiro   churrasco  da  turma. Os  colegas   mandaram   ele comprar  sal   para  o  salsichão(risos) ,  ele não  sabia    que  não  precisava. Eu   continuo achando  que ele vai  chegar,  que  vai  abrir  a porta. É  assim.  Ele se  formou..eu  fui  na formatura,  mas ele  não  estava  lá. Ele foi  citado, está  lá  no  quadro  da turma,  mas  está lá, sempre presente  de  uma maneira diferente.

fonte :  DIÁRIO  DE  SANTA MARIA -  27 E 28 DE  JANEIRO DE 2018

Então  cinco  anos  dessa  tragédia  e  não  vamos  esquecer   NUNCA !

Pensem  nisso  enquanto  eu  vos digo  até  amanhã.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O TEMPO

O TEMPO MOISÉS MENDES Para lembrar ou para esquecer no fim do ano: uma lista de fatos que parecem ter ocorrido anteontem. 11 de dezembro d...