sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

DIÁRIO DE UM VELHO NO NATAL

Então  é  natal  !
A  festa cristã!
O  amor  e  a luz,  a busca  da  paz  pelos  homens.
Lembro de  natais    lá  trás,  o  tempo  passou.
Mas  nas minhas  retinas ,  as luzes do  natal   estão  presentes  no  meu  coração .
Então  é natal !
É mais   um natal  que  está  presente   em nossas  vidas.
Vamos  comemorar  ?
Comemorar  o  que  ?
Amor ?
Paz ?
Luz ?
Amizade ?
Confesso   que   não sei   se  comemorar  é o  termo  certo.
Eu um velho   que  rumino   minhas  lembranças   natalinas .
Acompanhado   em  cada   gole   de chimarrão.  penso nisso.
Eu sei.. é natal ...é  a festa cristã.
Mas  dentro de mim   fica uma  sensação   estranha .
Eu  queria tanto  ter  a capacidade  de  esprair   amor...  amizades...compartilhar   o  sentimento   bom  que todos os  seres   humanos   possuem.
Eu  me  revisito   dos meus natais    de ontem.
A  carretinha  de madeira  com  seus  boizinhos  coloridos, o  meu  jogo  de botão.
Mais  adiante ...  e o  tempo  passou  depressa.. a  camisa  poló,  o  tênis  branco marca  topper, a calça  jeans, a agenda, eram   sempre o  presente  que eu  ganhava  e isso  tinha  a marca  de minha  mãe  Cely.
Confesso  hoje  que  não  era  isso  que  queria,  pois  sempre   pensava  naqueles desvalidos, sem  esperança, sem pão, aquelas mesas  de  comida  cheias, frutas,   de todo o  tipo,  champanhe,  vinho, "  eu  dizia...pra  que  tanta coisa  minha  mãe..que  exagero.."  ela   com  a resposta  na ponta da língua,  respondia..julinho..nada  vai  fora, eu  sei  que  tem  gente hoje  que não  tem nada..mas  eu  já sei  o  destino do  que  ficar  na  mesa, o  que gosto  mesmo  é ter vocês  todos perto  de mim.."
Queria   apenas   um  abraço...o  carinho...
Minhas lembranças   enraizadas   em  mim  me  deixam  triste, talvez  melancólico,  pois  cada  vez mais esquecemos  do  sentido  do natal,  da  gente  ,  dos outros.
Poxa ,  queria   um  abraço no dia  de  natal,  apenas  isso.
Hoje,  adulto, velho, vejo  o  corre-corre   de  pessoas    em  busca de um  presente  para  dar  aos  seus,  a amigos, aqueles  que nos  cercam.
Mas  penso ..natal  nunca pensei  assim.
Fica   apenas  a  sensação   junto  a  realidade    que  cada   vez    estamos mais  distantes   do  verdadeiro natal.
Talvez, quem  sabe,  seja o  meu  último  natal.
Adoro  ver    nos rostos  dos  pequenos aquele  brilho  no  olhar ...quando eles  enxergam um  pacotinho colorido e ao  abrirem, tem uma bonequinha,  um  carrinho...etc.
Queria sim, distribuir  a cada  criança   e  ver  um  sorriso delas  nas  suas  carinhas.
Mas  ao  mesmo  tempo   me dói  em pensar   nos olhinhos   tristes  de milhares  de outras  tantas crianças que não  tem  e  nem  terão  esse  sorriso  em  suas    carinhas,  talvez  em outro  natal isso  venha  a acontecer  fica apenas  o  sonho  de uma outra visita do  papai   noel.
É   natal !
A  festa cristã  !
O   que quero  nesse   natal  ?
Eu  quero, que a  vida  seja  vivida  sem ódio  entre  os irmãos  humanos, sem  guerras, sem qualquer outro  tipo de  preconceito  entre  cada  irmão,  que possamos sim,  distribuir e espalhar o  amor.
É sim,  o  desejo de  um  velho sonhador   para  desejar a  todos.
É  natal ! 
O  coração  espera amor !   O  coração  espera  paz  !
Mas vamos   buscar  sempre ,  vamos  sim  nos  darmos  as  mãos,  nos abraçarmos.
Fazer  cada  coração   pular  em  cada  ser  humano  a possibilidade   de  sermos mais  felizes.
É natal !  A  festa  cristã!  A  festa  do mundo !
Hoje..  a poucas  horas do  natal,  de um  novo  natal em nossas  vidas com  certeza....  eu  queria mais  pão  em  muitas casas...mais  esperança...queria  mais solidariedade  entre  os  seres  humanos..queria  mais trabalho ..mais oportunidades...eu  queria  mais  respeito   em  cada  coração.
Agora  sinto em mim...o  badalar dos sinos  e fica   pra mim a  sensação   que é o  amor  que chama o  homem  para  as suas  reflexões.
O  meu  chimarrão   aqui comigo, e quando  dou  um  vistaço   nele, e  vejo  a cuia  sempre  acarinhada por mim, e olho  para  a  bomba   de muitos chimarrear por  ai..me vem tua  linda imagem minha querida  mãe  CELY...
Toco na  bomba de prata  e  ouro  que minha  mãe me deu,  seu  último presente  pra mim..gravado  nela  as  iniciais  de meu nome..JC
Então  é  natal !
Não sei ,  e ao  mesmo  tempo    digo  o  que move ou  deveria  mover em  cada  coração das pessoas  é verdade sim, é  o  amor.
Mas somos  movidos   a  esse  sentimento  ?

Pra  você  que  está   perto   ou  está longe  na presença  física ou  não, tenha  a  certeza  que  desejo do  fundo do meu  coração , o  melhor  dos  mais belos sentimentos,  a  todos,  e todas,  as  gurias  e  guris, junto  aos seus.

Então  é natal..


Pensem  nisso  enquanto  eu vos digo até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O TEMPO

O TEMPO MOISÉS MENDES Para lembrar ou para esquecer no fim do ano: uma lista de fatos que parecem ter ocorrido anteontem. 11 de dezembro d...