quinta-feira, 16 de abril de 2020

REDUZIR MORTES PELO CORONAVÍRUS É PIOR PARA ECONOMIA, DIZ ROBERTO CAMPOS NETO

Presidente do Banco Central diz que reduzir mortes por Covid-19 é pior para a economia

Reportagem do Intercept Brasil destaca a fala do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para investidores do mercado. De acordo com o dirigente, quando maior for o número de novos casos e mortes por coronavírus melhor para a economia
DO INTERCEPT  BRASIL




Roberto Campos Neto
Roberto Campos Neto (Foto: José Dias/PR | REUTERS/Bruno Kelly)

 
247 - "-Em fala a investidores do mercado financeiro, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, descontextualizou os dados de um gráfico elaborado por economistas do Centro de Pesquisas de Política Econômica para afirmar que o isolamento social irá aprofundar a recessão econômica. É o que aponta uma reportagem da jornalista Amanda Audi, no site Intercept Brasil.
"Esse é um gráfico que muita gente tem comunicado em palavras, que é a troca entre o tamanho da recessão e o achatamento da curva [de contaminação] que você quer atingir. Mostra que, quando você tem um achatamento maior, você tem uma recessão maior e vice-versa", disse Campos Neto em uma live organizada pela XP Investimentos, uma das maiores corretoras de valores do Brasil. 
De acordo com a matéria, "na lógica fria de Campos Neto, quanto mais rápido vierem novos casos e mortes por covid-19, melhor para a economia. Mais importante é que a indústria continue produzindo e vendendo. Ainda que isso cause o colapso de hospitais e do sistema de saúde pública, forçando médicos e escolher quem atender e quem deixar morrer, é um preço razoável a pagar em nome do lucro".
"A fala do presidente do BC embute uma desonestidade intelectual. O gráfico usado por ele consta da introdução do livro 'Mitigating the covid economic crisis: act fast and do whatever it takes' – 'Reduzindo a crise econômica da covid: agir rápido e fazer todo o possível', em tradução livre. Trata-se de uma compilação de artigos organizada pelos economistas Richard Baldwin e Beatrice Weder di Mauro, do Centro de Pesquisas de Política Econômica, um think tank baseado em Genebra e que desde 1983 reúne mais de 700 pesquisadores de universidades majoritariamente europeias. Lançado em 18 de março, o livro (em inglês) pode ser baixado de graça na internet".
Participe da campanha de assinaturas solidárias do Brasil 247. Saiba mais.

Pensem nisso enquanto  eu vos digo até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFORMA AGRÁRIA NA VENEZUELA

CÉSAR FONSECA: Repórter de política e economia e editor chefe do SITE , Sul Americana FONTE: 247 Maduro e Xi Jinping iniciam reforma ...