Eu sempre quis e gostei de ensinar aos outros mas como professor, dei muitos cursos nesse meu tempo de vida, conheci muitos alunos, que ainda hoje, quando me enxergam me dão um abraço, me dão um carinho, nesses encontros casuais e claro faz um bem danado, pois penso que algo de bom, alguma semente deixei.
O que sempre dizia aos meus alunos era de que quando queremos aprender algo, precisamos querer, termos vontade, interesse, essa é a chave da aprendizagem.
Não existe escola ruim, o que existe são escolas e são muitas espalhadas por ai que não possuem uma estrutura adequada, pois, tem escolas, que nem banheiros adequados tem, nem iluminação, ar condicionados, para o frio, e o calor, num resumo sintético, salas adequadas para estudar.
É lógico que, se o aluno não quer ficará mais difícil, o aluno tem que querer, o que quer e aonde quer chegar.
Não existe, professor ruim, existe sim, professores em que o aluno, tem uma melhor empatia, tem uma didática pedagógica mais apurada, ou uma escola com mais recursos para oferecer ao professor um trabalho mais digno para desenvolver.
Minha neta está no quinto ano ano primário, tem 10 anos, e eu sei das dificuldades dela, e sei que outros fatores estão influenciando sua aprendizagem, e com isso sua dificuldade na sua aprendizagem, ou eu estou totalmente desatualizado na minha maneira de expor os conteúdos.
Confesso, e nesse sentido, me sinto um professor fracassado, impotente mas apesar de toda essa dificuldade eu procuro dar o meu melhor, acreditem.
Eu ter a condição de ainda vivo ensinar minha neta me da um orgulho enorme, tentar fazer parte dessa aprendizagem dela, porque sabendo que ela ainda novinha, eu quero e não é diferente, de qualquer avô ou avó, o melhor pra ela, porque amanhã, ou hoje não sei se mais estarei nesse convívio.
Eu tenho pressa, e as vezes sinto que eu mesmo, confundo tudo isso na minha ânsia de dar o meu melhor.
Hoje, nossas crianças, tem uma inteligência muito aguçada, aprendem, com uma rapidez incrível, uma velocidade que assusta, talvez porque já vieram ao mundo contemporâneo da tecnologia avançada, dos computadores, dos celulares, e diante disso, talvez eu esteja errado, há sim, um descompasso, das salas de aulas com o real interesse desses pequenos alunos, nesse nosso mundo de hoje, onde desde de pequeninos, eles já pegam, um celular, e ficam maravilhados.
Há muitas crianças, que não querem de presente, uma bola, uma roupa de aniversário, mas querem sim, um celular, e dependendo do caso, recebem um celular.
Existe um estudo, que o uso constante desses aparelhos, de pessoas que vivem conectadas, mais de 10 horas por dia, sofrem, no campo cerebral alguns estragos.
Então, eu vou seguindo, diante do que sei, como hoje, dar aula de matemática, soma frações, decomposição de fatores primos, fazendo a minha parte.
Pensem nisso enquanto eu vos digo até amanhã.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
REFORMA AGRÁRIA NA VENEZUELA
CÉSAR FONSECA: Repórter de política e economia e editor chefe do SITE , Sul Americana FONTE: 247 Maduro e Xi Jinping iniciam reforma ...
-
O TEMPO MOISÉS MENDES Para lembrar ou para esquecer no fim do ano: uma lista de fatos que parecem ter ocorrido anteontem. 11 de dezembro d...
-
Vivemos a cada dia um escândalo atrás do outro,a cada semana somos surpreendidos por um lamaçal de sujeira que enlamea nossas instituiçõe...
-
Acredito que a ficha está caindo nas mentes de cada cidadão. Houve um mutirão da grande mídia, outras artimanhas, como o golpe que ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário