OSORIO SANTANA FIGUEIREDO
Após um combate de semanas por problemas de saúde , OSORIO SANTANA FIGUEIREDO faleceu na madrugada de ontem, aos 91 anos, o grande historiador gabrielense, o qual tive a honra de ter conhecido em sua residência era um homem apaixonado pela história e por São Gabriel.
Atualmente estava em curso o trabalho , sua nova obra, "Vultos históricos da cidade"
O prefeito municipal da cidade, Rossano Gonçalves decretou luto oficial por três dias no município gabrielense.
Nasceu na localidade do Passo do Ivo, filho de João Baptista e Maria Zoraide Figueiredo, considerado "a memória viva " da cidade.
O grande historiador deixa três filhos, Maria de Lourdes, Marilene e Beraldo.
O jornal Diário , da cidade de Santa Maria, em 31 de maio último , noticiou a justa homenagem durante a segunda Semana de Educação Ambiental e Cultural..
Ontem, foi sepultado no Cemitério da cidade de São Gabriel.
Esse grande homem da Terra dos Marechais merece sim, receber todas as honras possíveis, pois dedicou-se em sua trajetória a oferecer a todas as gerações do seu tempo e futuras a história de sua cidade, e de tantas outras.
São Gabriel perde um grande homem mas sua obra será eternizada pelo seu grande trabalho.
Aos familiares rendo minhas homenagens e sentimentos ao passamento do senhor Osório.
São Gabriel perde um grande homem mas sua obra será eternizada pelo seu grande trabalho.
Aos familiares rendo minhas homenagens e sentimentos ao passamento do senhor Osório.
Biografia: Historiador OSORIO SANTANA FIGUEIREDO, filho de João Baptista Figueiredo e Maria Zoraide Figueiredo. Nasceu na localidade de Passo do Ivo, município de São Gabriel, a 07 de fevereiro de 1926. É casado com Juracy Lopes Figueiredo, de cujo consórcio nasceram: Maria de Lourdes, Marilene e Beraldo. Literato gaúcho consagrado, descobriu através de estudos continuados, o pendor irresistível pela pesquisa histórica. Vem realizando investigações no campo da história regional e universal. Estuda Sociologia, Etnologia, Biografia e Filosofia. Colabora na imprensa local, estadual e nacional. É autodidata. Militar da Reserva Remunerada do Exército. No campo cultural a sua atuação tem sido intensa e acentua-se a cada ano, pelo número de publicaçõe sliterárias e participações em eventos realizados por diversas entidades afins, em vários pontos do Estado do Rio Grande do Sul, nos quais se revelou grande conferencista e muito apreciado pela juventude com a qual se comunica de modo notável. Instituições Culturais a que pertence: Pertence, como membro efetivo e correspondente, às instituiç~es culturais nacionais e internacionais:
Distinções Civis e Militares recebidas:
Pensem nisso enquanto eu vos digo até amanhã. |
Obras do Historiador | ||
Maneco Pereira | Carreteadas Heróicas | Uma Santa Casa feita de Amor |
Mal. Mascarenhas de Moraes | O Combate da Estância da Caieira | Cooperativa Rural Gabrielense Ltda. |
Terra de Marechais |
Nenhum comentário:
Postar um comentário