Somos uma democracia, formada pelo executivo , legislativo, e judiciário, poderes com suas autonomias, regidos pela Carta de 1988.
Em todas as democracias muitas vezes houveram e há momentos dificieis, de divergências de focos, mas para haver um equilíbrio há pesos e contrapesos que os poderes tem , mas a última instância é o STF, que no artigo 142, nossa Constituição baliza.
Mas o governo bolsonarista não entende o que a Carta Magna diz, e tenta colocar as Forças Armadas como um poder moderador.
As Forças Armadas estão sob o comando do Presidente da República que qualquer poder pode solicitar o apoio para uso de disturbios a ordem constituída.
Fica claro que não tem as Forças Armadas poder moderador.
Os atos de grupos bolsonaristas no sábado, 13/06/20, nitidamente em agressão ao poder Judiciário, jogando fogos, rojões contra a instituição que são sabidamente antidemocrático e inconstitucional
Seria de bom alvitre que o governo tomasse uma posição e enérgica contra esses atos.
Passa a todos de bom senso que o governo,seus membros, e o presidente apoiam esses atos e com isso trazendo inquietudes política e muitas indagações nos rumos e riscos de nossa democracia.
A democracia, o livre ato de ir e vir, manifestações, temos nossos direitos e deveres e isso fazemos dentro de um Estado democrático.
Fora desses parâmetros , vem a desordem, e o desrespeito a Constituição.
Pensem nisso enquanto eu vos digo até amanhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário