Sabemos que existem no mundo jornalístico muitas
disputas por um espaço cada vez mais forte em conquistar o eleitor, seja em qualquer mídia ou
formato que elas se situam.
Já foi o tempo em que o jornalista fazia na real
o verdadeiro jornalismo, hoje o que se vive, é o jornalista não dar a real noticia, é escamotear a
verdade por interesses outros.
Por isso, tenho um convicção que não devemos
levar muito a sério, ao pé da letra tudo aquilo que nos é colocado por qualquer mídia, devemos sim
termos em contraponto que se faz necessário termos nossa percepção dos fatos de nossas realidades
e nós mesmos fazermos a leitura de um determinado fato ou notícia.
Na nossa grande mídia brasileira, esse fato ocorre e
me parece mais acentuado em ano eleitoral quando a mídia não tem vergonha de dizer em que lado ela está.
O jornalista Paulo M.Leite do jornal 247, contrapõem
o global Ricardo Noblat, fazendo um contraponto muito lúcido sobre essa guerra das mídias no atual
momento do Brasil, eis o que ocorreu:
PML ENCARA NOBLAT: "ATACAR BLOGUEIROS É COVARDIA"
"Em vez de criticar grande mídia que faz cobertura dirigida contra Dilma, medalhões do jornalismo falam mal de quem ajuda o país a respirar um pouco de liberdade", afirma Paulo Moreira Leite, em nova coluna no 247; jornalista Ricardo Noblat, do Globo, disse que blogueiros que entrevistaram a presidente na sexta-feira recebem do governo para apoiá-lo; crítica seria "menos covarde" se levasse em conta o Manchetômetro, que registrou uma semana de notícias negativas para a petista, diz PML; "Eu acho estranho que, sempre a postos para criticar uma dúzia e meia de blogueiros, nossos críticos façam um silêncio escandaloso" diante dos números da pesquisa da Uerj, critica; leia a íntegra
28 DE SETEMBRO DE 2014 ÀS 13:56
247 – Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília, chamou de "covardes" os críticos dos blogueiros que entrevistaram a presidente Dilma Rousseff na última sexta-feira 26. O jornalista Ricardo Noblat, do Globo, escreveu o seguinte em seu Twitter sobre o encontro:
Em nova coluna em
seu blog, PML diz que a crítica seria menos covarde se levasse em conta o
Manchetômetro – estudo realizado pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) sobre a cobertura que a mídia familiar faz das eleições. Ele expõe os dados da última semana:
1) no Jornal Nacional, as notícias negativas contra Dilma atingiram 15 sobre um máximo de 20 possíveis. Dilma e Aécio não tiveram notícias negativas.
2) na primeira página da Folha de S. Paulo, Dilma teve 8 negativas para 10 definidas como neutras. Marina não tem uma única notícia negativa. Aécio recebeu 1 negativa para 3 neutras.
3) no Globo, Aécio recebeu duas neutras e duas negativas. Marina, 7 neutras e 1 negativa. Dilma recebeu 30 negativas e 9 neutras.
4) no Estado de S. Paulo, Aécio recebeu oito notícias neutras e quatro negativas. Marina, 3 neutras e 9 negativas. Já Dilma ficou com 34 negativas para 16 neutras.
"Eu acho estranho que, sempre a postos para criticar uma dúzia e meia de blogueiros, nossos críticos façam um silêncio escandaloso diante desses números", comenta PML. "Do ponto de vista da liberdade e da democracia, que é a substância do jornalismo, o pior blogueiro faz um trabalho muito mais relevante para o Brasil e os brasileiros do que o medalhão que regulado pelas mensagens telepáticas enviadas pelo comando da empresa onde trabalha", opina o jornalista.
Pensem nisso enquanto eu vos digo até amanhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário